Tempo de leitura: 3 minutos
A Lei de Atração da Igual Espécie é a segunda das colunas básicas a sustentar a obra da Criação. Como acontece com as demais, também esta lei perflui integralmente o espírito humano. Ela estabelece simplesmente que uma determinada espécie sempre atrai outra igual.
A lei aproxima automaticamente espíritos de mesma índole, estejam aqui na Terra ou em outros planos da Criação. Sua atuação é nitidamente reconhecível nas afinidades entre as pessoas, quer se trate de pendores ou qualidades. Alcoolistas, fumantes, trapaceiros, jogadores e viciados em sexo sempre encontram indivíduos de igual espécie para tratar de assuntos afins. Do mesmo modo, pessoas de índole nobre também reconhecem imediatamente outras semelhantes, de mesma espécie, com quem podem tratar de temas elevados.
Os ditados populares: “diz-me com quem andas que te direi quem és”, “cada qual com seu igual”, “cada ovelha com sua parelha” e ainda outros semelhantes, originaram-se da observação inconsciente dos efeitos dessa Lei de Atração na vida cotidiana.
A Lei de Atração da Igual Espécie, atuando em conjunto com a Lei da Reciprocidade (http://on.fb.me/1fojJ8D), é de extrema importância também nas encarnações. Ao contrário do que se imagina, não existem acasos numa encarnação, assim como não existem acasos em fenômeno algum da natureza. A alma prestes a encarnar é atraída para aquele local, para aquela família cujas pessoas têm afinidades anímicas com ela. Força especial de atração exercem justamente as fraquezas e defeitos, porque são esses que precisam ser dirimidos na nova vida na matéria. Desse modo, cada vida aqui na Terra é uma oportunidade sem igual para se corrigir antigos erros, sobrepujar fraquezas e evoluir espiritualmente. A vida terrena é uma autêntica dádiva dos céus.
A Lei de Atração da Igual Espécie também forma o ambiente mais imediato de uma pessoa, segundo a espécie de seus pensamentos e intuições. Esse ambiente não é percebido pelos olhos corpóreos, contudo é perfeitamente sentido por quem está nas proximidades da pessoa em questão. Muitos já devem ter notado como uma pessoa boa, interiormente pura, refresca de imediato o ambiente em que adentra, tão-somente com sua presença silenciosa. Por outro lado, certamente não haverá quem já não tenha percebido a situação oposta (muito mais comum) em que uma pessoa, também só com a sua presença, talha instantaneamente o ar à sua volta, oprimindo os que lhe estão próximos.
É também A Lei de Atração da Igual Espécie que nos leva a ver de imediato no próximo algo de que nós mesmos somos portadores. E quando esse algo é um defeito, então sentimos uma forte repulsa. Vemos nitidamente o argueiro (o defeito) no olho do próximo, mas não atentamos para a trave (o mesmo defeito em escala muito maior) em nosso próprio olho (http://on.fb.me/1xodREw). Só nos seria lícito querer retirar o argueiro dele se, antes, tivéssemos tirado a nossa trave, do contrário essa atitude não é um ato de amor, mas apenas hipocrisia.
Devemos fazer uso da Lei de Atração em seu sentido certo, mantendo sempre puros nossos pensamentos e nossa vontade intuitiva, para que possamos atrair unicamente o que enobrece a alma e eleva o espírito.
(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra.
Acesse: http://bit.ly/18h6hxk.)