Tempo de leitura: 2 minutos
“Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á!” (Mt7:7; Lc11:9)
Não é difícil reconhecer o ensinamento principal dessa exortação de Jesus. Trata-se da movimentação! O Filho de Deus estimula os seres humanos a se movimentarem para conseguir o que necessitam ou almejam.
Se uma pessoa quiser conservar-se sadia de corpo e alma, tem ela de movimentar-se terrenal e espiritualmente. Do contrário, atrairá para si a doença e a morte, como consequência natural de tudo que permanece estagnado na Criação. O que vale para o corpo físico vale também para o espírito, pois trata-se da mesma lei a exigir movimentação contínua do ser humano.
A própria Criação material não pode prescindir do movimento. Ela própria só se mantém e se desenvolve porque permanece em contínua movimentação, num eterno ciclo de formação e decomposição, de frutificação e colheita.
De nada adianta, portanto, se o fiel acredita nas palavras do Salvador e ao mesmo tempo não se esforça muito energicamente, com todo seu ser, em agir de acordo com elas em tudo na vida. De nada adianta apreciar uma boa doutrina ou até ficar “assombrado” com ela, como fez Herodes em relação a João Batista (cf. Mc6:20). É preciso transformá-la em ação. Já bem dissera o apóstolo Paulo aos Coríntios: “O Reino de Deus não consiste em palavras, mas em ação” (1Co4:20). Contemporâneo de Paulo, o rabino Aqiba afirmava que o estudo da Lei de Moisés era importante “porque levava à ação”.
Se fosse possível de outro modo, que o ser humano pudesse conseguir a salvação sem um esforço ascensional próprio, o Mestre teria dito: descansai e dar-se-vos-á, aguardai e achareis, contemplai e abrir-se-vos-á… Isso, porém, ele não fez. O próprio interessado é que tem de movimentar-se para se libertar do mal a ele aderido e tomar o caminho da ascensão espiritual.
Ele mesmo é que tem de limpar sua alma, ou “lavar sua vestidura” (Ap7:14;22:14) para que “sejam sempre alvas as tuas vestes” (Ecl9:8), pois a alma é propriamente a vestimenta do espírito, seu invólucro ou corpo de matéria fina.
(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse: http://bit.ly/18h6hxk.)