Tempo de leitura: 4 minutos
Sensatez não tem nada a ver com apatia, bem ao contrário. O sensato é irmanado com a coragem, enquanto que o apático é medroso. O sensato vive exclusivamente de acordo com suas próprias convicções, ao passo que o apático se deixa moldar pelas dos outros. O sensato é firme, o apático é volúvel. O sensato é irredutível em relação ao conteúdo e flexível quanto à forma, enquanto que com o apático ocorre o inverso: é maleável em relação ao conteúdo e rígido para com a forma.
Uma pessoa sensata sempre terá muito cuidado com o que diz. Nunca falará do que não entende e jamais entrará em discussões para persuadir alguém do que quer que seja. Ela sabe que se a sua palavra não for capaz de despertar confiança no próximo, a ponto de este reavaliar suas concepções, então somente a vivência trazida pela lei da reciprocidade poderá fazê-lo (bit.ly/LQ15603). Por isso, em tais casos a pessoa sensata se cala, aguarda em silêncio. Ela espera, sim, mas não permanece inativa, pois espiritualmente continua em movimento. Seus pensamentos e intuições estarão sempre sintonizados no sentido de auxiliar e amparar seu semelhante no caminho do reconhecimento do erro, sem prepotência nem arrogância. Sim, pois a humildade também é uma característica da sensatez.
De fato, só o insensato pode ser vaidoso. Pois quem reconhece, nem que seja parcialmente, qual o verdadeiro papel que a criatura humana desempenha na imensurável obra da Criação, este perde de imediato qualquer resquício de vaidade. E fica para sempre curado dessa doença. Torna-se naturalmente humilde, e com isso recebe a chave para a liberdade de seu espírito.
O sensato sabe que nada, absolutamente nada, do que é empreendido em desacordo com as leis universais (bit.ly/LQ151017) tem possibilidades de êxito. Dura um certo tempo, maior ou menor, e depois desmorona. Em razão disso, procurará conhecer a fundo essas leis e se esforçará em adaptar-se integralmente a elas, para que suas atividades possam dar frutos em abundância, de modo perene, para proveito e alegria do próximo. Tudo sem cálculos interesseiros, sem esperar reconhecimentos ou admiração (bit.ly/2WcUZdC). Age assim apenas porque é a maneira correta de atuar, a mais sensata.
O sensato não fica preso a erros do passado e nem se entrega a devaneios do futuro, mas vive integralmente no presente, pois sabe que só assim poderá evoluir espiritualmente. Sobre essa particularidade, diz Abdruschin em sua obra Na Luz da Verdade – a Mensagem do Graal (bit.ly/Mensagem-OGT):
“Quem, pois, não quiser permanecer durante a metade de sua existência num degrau, e voltar repetidamente para o mesmo, esse que se obrigue a pertencer sempre inteiramente ao presente, a compreendê-lo acertadamente, a vivenciá-lo, para que tenha proveito espiritual disso.
Com isso também não lhe faltará lucro terrenal, pois sua primeira vantagem disso será nada esperar dos seres humanos e da época, senão aquilo que realmente lhe podem dar! Assim, nunca se decepcionará e permanecerá em harmonia com o ambiente.”
É a mais pura sensatez não esperar nada dos seres humanos nem dessa nossa época. A pessoa se livra assim, bem naturalmente, de muitas decepções e desilusões que teriam de atingi-la se, insensatamente, continuasse a esperar algo que os seus semelhantes simplesmente não lhe podem dar.
Por fim, o sentimento de gratidão. Ainda há, felizmente, várias pessoas que sentem legítima gratidão pela dádiva da existência e pelos numerosos auxílios que recebem durante sua jornada. Mas dessas, só as sensatas não se comprazem com esse sentimento, julgando já terem feito muito apenas por se sentirem agradecidas. Conhecedoras que são da lei do equilíbrio (bit.ly/LQ1789), elas procurarão retribuir de algum modo as bênçãos recebidas através de alegre ação, e não apenas com algumas palavras vazias, desprovidas de viva intuição.
Uma vida sensata é, pois, uma vida inteiramente adaptada às normas do bem viver, as quais se manifestam nas leis que sustentam a Criação, geradas pela vontade do Doador de toda a vida.
(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse: bit.ly/livros-OGT.)
______________________________
Confira os posts desta página já convertidos em áudio acessando as plataformas a seguir:
- Clyp: bit.ly/Clyp-ODSA
- SoundCloud: bit.ly/Sound-ODSA