Tempo de leitura: 3 minutos
Você é um patriota?
O que é patriotismo? Essencialmente, é o sentimento de amor e de veneração ao solo pátrio, a sensação de pertencimento a uma nação, a gratidão natural por ter nascido num determinado país, o alegre reconhecimento de estar ligado a um território bem delimitado do planeta e o singelo orgulho daí decorrente.
Algumas características secundárias desse legítimo patriotismo emergem naturalmente na forma de virtudes correlatas. Assim, o patriota genuíno procurará sempre defender e enaltecer as dádivas de sua pátria terrena. Ele não medirá esforços em proteger a fauna tão rica e a flora tão maravilhosa, típicas de seu país. Por conseguinte, jamais dará qualquer tipo de apoio a práticas frontalmente contrárias à conservação do meio ambiente e de seus biomas, como desmatamentos e queimadas, caça, vaquejadas e rodeios, aplicação indiscriminada de pesticidas, uso de animais em experimentos, etc. Também não poderá compactuar com ataques a povos indígenas e outros crimes semelhantes.
Nunca, em hipótese alguma, sustentará a atuação de quem quer que seja em relação a essas práticas nefastas. Jamais contemporizará com elas, nem com suas palavras, nem com suas ações ou omissões, nem com seus pensamentos e sentimentos.
Você é um patriota?
Mas o verdadeiro patriotismo vai além. Aquele que tem consciência de que a vida terrena é apenas um estágio necessário à evolução de seu espírito, este também sente saudades de sua verdadeira pátria, a espiritual, e tem anseio de retornar a ela. Assim, além de patriota terreno, ele se torna também um patriota espiritual.
E, como patriota espiritual, procurará fazer brotar em si as virtudes inerentes a um espírito humano em processo de evolução rumo ao Paraíso: luminosidade de alma, nobreza de caráter, limpidez de sentimentos, esforço permanente em melhorar em tudo, legítima empatia e amor pelo próximo, respeito a opiniões divergentes da sua, empenho em aparar arestas, compreensão para com o sofrimento alheio, extremo cuidado com as palavras proferidas e escritas.
Em complemento evidente ao seu patriotismo espiritual, nunca poderá atuar aqui na Terra de maneira contrária às leis da Criação instituídas pela Vontade do Onipotente. Desse modo, ele não transigirá com a disseminação de suspeitas e desconfianças sobre algo ou alguém, com o vilipêndio à reputação de alguma pessoa ou instituição, com o incitamento ao ódio sob qualquer pretexto, com o enaltecimento da desarmonia em múltiplas formas, com a exaltação a qualquer tipo de violência, com o fomento à cobiça, à inveja e à sede de poder. Em suma, cuidará de conservar sempre imaculadamente puro o foco gerador de todos os seus pensamentos, isto é, a sua vontade interior ou vontade intuitiva, que é a manifestação mais íntima de seu próprio espírito em processo de desenvolvimento.
Então, você é um patriota?…
(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse: https://bit.ly/livros-OGT.)
Este post em áudio: bit.ly/RJ21081.
Confira os posts desta página já convertidos em áudio acessando as plataformas a seguir:
● YouTube: bit.ly/YT-ODSA
● SoundCloud: bit.ly/Sound-ODSA